: Nessie @ 19:28

Seg, 30/04/12

 

Se tivessem de cozinhar um jantar português para apresentar alguns sabores lusitanos a um grupo de estrangeiros, o que estaria na vossa ementa?


tags:


dior @ 19:45

Seg, 30/04/12

 

bacalhau, óbvio. cerveja portuguesa, azeitonas, caldo verde, sardinha assada, broa de milho, queijo, frutas… não sei, é um bocado díficil vir para aqui dizer mas consegues arranjar estas coisas? xD


Nessie @ 20:26

Seg, 30/04/12

 

acho que o bacalhau é obrigatório :) estava a pensar fazer bacalhau com natas - ainda não vi natas à venda tbh, mas também não andei à procura. há aí umas belas sugestões, tenho é de começar a fazer pesquisa de terreno, andar pelos supermercados a fazer exclusão de hipóteses... caldo verde é que tenho pena de não poder fazer devido a falta de recursos na cozinha haha
para sobremesa estou a pensar fazer bolo de bolacha, é fácil, rápido, e não precisa de formas nem tarteiras nem nada. (mas agora que penso nisso, também ainda não vi bolachas maria... hm.)

obrigada!


Nessie @ 20:29

Seg, 30/04/12

 

ah e quanto a cerveja portuguesa - aqui quando vendem em bares só têm sagres que é a que gosto menos D: mesmo assim já me habituei a bebê-la no pub da universidade, o que é engraçado uma vez que em portugal NUNCA bebo, recuso-me.

filipa @ 19:58

Seg, 30/04/12

 

cozido à portuguesa ou papas de sarrabulho :)


Nessie @ 20:28

Seg, 30/04/12

 

ai, eu nem sabia o que eram papas de sarrabulho hehe :) o cozido era uma excelente ideia... tenho de andar a pesquisar receitas e verificar que consigo arranjar os ingredientes e os recursos todos aqui. obrigada!

Ana Rita @ 23:26

Seg, 30/04/12

 

Acho que queijo e chouriço são obrigatórios. Claro que para prato principal o cozido à portuguesa seria uma excelente opção, mas se não o consegues fazer bacalhau é uma das melhores opções. Li que não encontras natas, mas podes sempre fazer com molho bechamel, que podes confeccionar em casa. Podes também fazer arroz de pato (dá é uma trabalheira e é preciso um forno mais ou menos). Para a sobremesa é que não tenho sugestões =/


Nessie @ 02:01

Qua, 02/05/12

 

o molho bechamel é capaz de ser uma excelente alternativa, obrigada pela dica! já tinha pensado no arroz de pato, mas queria uma coisa que não desse muito trabalho e ainda que encontrasse pato desfiado acho que não ia ficar a mesma coisa... mas continua a ficar na lista de opções. muito obrigada :)


Babs @ 00:38

Ter, 01/05/12

 

Ai como te percebo! Aqui nao ha natas nem chouriço nem couves de jeito e ainda nao encontrei bacalhau de jeito. Basicamente para os jantares portugueses temos feito coisas pouco típicas mas que sao um bocado diferentes da cultura das outras pessoas que conhecemos, e daquilo que eu vi comerem, massa com frango já é algo 'diferente' pra eles. Tambem ja fiz esparguete à carbonara, numa de "faz de conta que é português" xD
Aaaah e já vi caldo verde! Encontrei uma couve decente numa aldeiazinha aqui perto, ficou óptimo!


Nessie @ 01:57

Qua, 02/05/12

 

oh pá não me digas que não há mesmo natas D: estou feita, ainda acabo a fazer bitoques. (nem fritadeira tenho para as batatas, olha.)


Teresa @ 20:21

Ter, 01/05/12

 

Tripas à moda do porto, bacalhau, azeitonas, um bom azeite, cozido ... boa sorte :)


Nessie @ 01:58

Qua, 02/05/12

 

acho que o meu maior choque cultural aqui é que só usam azeite de vez em quando e é para temperar saladas. quando o uso para cozinhar olham-me desconfiados. vidas tristes...

Andj @ 20:42

Ter, 01/05/12

 

chouriço assado e uma fatia de queijo e presunto ahaha xD
tudo menos cozido a portuguesa, se bem que esse seja um prato tipico x


Nessie @ 01:59

Qua, 02/05/12

 

agora vais-me dizer que não gostas de cozido D:
de qualquer maneira acho que seria demasiado complicado para eu cozinhar com os meus recursos limitados e inexperiência, haha.

someone (: @ 17:33

Qua, 02/05/12

 

se ainda estás aberta a sugestões: há duas sobremesas portuguesas deliciosas e típicas: arroz doce ou leite creme ou até mesmo pêras bêbedas, se estiveres interessada posso-te ajudar com as receitas (às vezes as da net são um bocadito aldrabadas e depois nem sempre correm bem) (:
Acho que o teu "menu" também devia ter sopa, porque acho que cá também é um bocadinho tradicional.. Pão o mais parecido com broa ou isso, e para prato principal podes fazer bacalhau com broa, feijoada que também é característico ... arroz de coelho ou cabrito assado com batata assado e um esparregado a acompanhar também acho que seria bom
Espero ter ajudado (:


Nessie @ 17:51

Qua, 02/05/12

 

são excelentes sugestões, obrigada! infelizmente devo ser muito má portuguesa porque não gosto da maior parte da doçaria tradicional... mas claro que estaria disposta a fazer arroz doce ou leite creme para os meus convidados! se pudesses partilhar as receitas agradecia :)
o problema é que a minha cozinha é bastante básica (só temos mesmo o necessário, por exemplo não posso fazer sopas porque não tenho varinha mágica) e os ingredientes também são mais difíceis de arranjar aqui do que imaginei... mas terei de dar a volta.

quote de descrição do blog: últimas palavras de François Rabelais, segundo o livro Looking for Alaska (John Green) imagem do cabeçalho via catfromjapan.tumblr.com
Apenas possuo imagens publicadas no meu blog quando mencionado. Todas as restantes - a maioria delas - são retiradas da internet.
"I go to seek a Great Perhaps.
mais sobre mim
links